UBE Blogs

UBE Blogs

sábado, 11 de março de 2017

Série de estudos "Cristianismo e Liberalismo" - 2ª parte



por:
José Augusto de Oliveira Maia
11/03/2017



Como vimos no estudo anterior, o Liberalismo Teológico evoluiu a partir do antropocentrismo iluminista, que centralizava no Homem as esperanças de uma sociedade e de um mundo melhor, ao mesmo tempo em que rejeitava princípios fundamentais da Palavra de Deus e do Evangelho, como a soberania de Deus, a autoridade das Escrituras, a pecaminosidade do Homem e o julgamento escatológico de Deus sobre a Humanidade rebelde.

Contra os ensinos do Liberalismo Teológico levantaram-se defensores da ortodoxia doutrinária cristã, entre eles Archibald Alexander Hodge, Benjamin B. Warfield e John Greshan Machen, enfatizando a autoridade das Escrituras e as doutrinas fundamentais do Evangelho.

QUEM FOI JOHN GRESHAN MACHEN?

Nascido em 1.881, nosso autor era membro da Igreja Presbiteriana e teólogo do Seminário de Princeton, do qual se desligou em 1.929, discordando da orientação liberal que o seminário adotara; no mesmo ano, junto com outros teólogos ortodoxos fundou o Seminário de Westminster, na Filadélfia, EUA; em 1.933, fundou a Junta Independente de Missões Presbiterianas, e em 1.936, a Igreja Presbiteriana Ortodoxa, junto com Carl McIntitre (1.906 - 2.002).

Em suas obras, Machen defendeu as doutrinas fundamentais do Evangelho; destacam-se "Origens da Religião de Paulo" (1.921) e "Nascimento Virginal de Cristo" (1.930), além de "Cristianismo e Liberalismo"(*) (1.925).

É em "Cristianismo e Liberalismo", no qual Machen defende a ortodoxia cristã contra o Liberalismo Teológico, que basearemos nossos estudos a partir do próximo texto.

(*) MACHEN, John Greshan "Cristianismo e Liberalismo" - Shedd Publicações - tradução Caio Cesar Dias Peres - 1ª edição - 2012

Clique no link abaixo e veja o lançamento do livro "A FÉ CRISTÃ - SUA HISTÓRIA E SEUS ENSINOS"


http://www.clubedeautores.com.br/book/181552--A_FE_CRISTA?topic=teologia#.WKCsdFUrLIU

Nenhum comentário:

Postar um comentário