UBE Blogs

UBE Blogs

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O sacerdócio de Melquisedeque e o sumossacerdócio de Cristo

por: José Augusto de Oliveira Maia
23.01.2014
O texto abaixo é um estudo apresentado na Igreja Batista da Lapa, em São Paulo, na Escola Dominical em 28.10.2012.
TEXTO BASE: HEBREUS 4:14 – 7:22
O OBJETIVO DESTE TEXTO É APRESENTAR DE FORMA SUSCINTA A RELAÇÃO ENTRE O SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE E O SUMO SACERDÓCIO DE CRISTO, CONFORME DESENVOLVIDO PELO AUTOR DA EPÍSTOLA AOS HEBREUS NO TEXTO BASE.
INTRODUÇÃO: A FUNÇÃO DE SACERDOTE
TENDO POR PRINCÍPIO QUE ESTAMOS TRATANDO DA FÉ CRISTÃ, CUJA BASE É A BÍBLIA, A INERRANTE PALAVRA DE DEUS, FALAMOS AQUI DO SACERDÓCIO INSTITUIDO POR DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO.
A PARTIR DO MOMENTO EM QUE DEUS DÁ AO POVO DE ISRAEL A LEI, ATRAVÉS DO MINISTÉRIO DE MOISÉS (VEJA O LIVRO DE ÊXODO, ESPECIALMENTE OS CAPÍTULOS 20 A 23), FICA ESTABELECIDO, DE FORMA PÚBLICA, O PADRÃO DE DEUS PARA O SER HUMANO; A LEI DEIXA EVIDENTE A INCAPACIDADE HUMANA DE VIVER SEGUNDO O PADRÃO DE DEUS (ROMANOS 3:20).
POR ISSO TEMOS A FIGURA DO SACERDOTE, CUJA FUNÇÃO PRINCIPAL É INTERMEDIAR ENTRE O SER HUMANO, PECADOR PERDIDO, E DEUS, CUJA LEI É O PADRÃO; OS SACRIFÍCIOS OFERECIDOS PELOS PECADORES A DEUS DEVEM SER OBSERVADOS PELO SACERDOTE SE ESTÃO DE ACORDO COM AS DETERMINAÇÕES DA LEI (EX. LEVÍTICO 5:10).
AS EVIDÊNCIAS BÍBLICAS SOBRE O FATO DE A ALIANÇA ESTABELECIDA ATRAVÉS DA LEI SER INCOMPLETA
PODEMOS VERIFICAR QUE A ALIANÇA ESTABELECIDA ATRAVÉS DA LEI ERA INCOMPLETA PELOS SEGUINTES FATORES:
a.      OS SACRIFÍCIOS PREVISTOS PELOS PECADOS ERAM TODOS DE ANIMAIS IRRACIONAIS, QUE JAMAIS PODERIAM SUBSTITUIR PLENAMENTE O SER HUMANO, FEITO À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, EM SEU RELACIONAMENTO COM O CRIADOR; ALÉM DISSO, NÃO HAVIA VOLUNTARIEDADE DA PARTE DO ANIMAL; POR ISSO, ESTES SACRIFÍCIOS ERAM INCAPAZES DE RESOLVER DEFINITIVAMENTE O PROBLEMA DO PECADO PRESENTE NA NATUREZA HUMANA (HEBREUS 10:1 – 4).
b.      OS SACERDOTES DA ANTIGA ALIANÇA TAMBÉM PRECISAVAM OFERECER SACRIFÍCIOS POR SEUS PECADOS, O QUE DEIXA CLARA SUA IMPERFEIÇÃO COMO SACERDOTES (LEVÍTICO 4:3; HEBREUS 9:7).
c.       A TEMPORARIEDADE DOS SACERDOTES DA ANTIGA ALIANÇA DEMONSTRAVA A TRANSITORIEDADE DELA, APONTANDO A NECESSIDADE DE UM SACERDÓCIO ETERNO, COM BASE EM UMA ALIANÇA TAMBÉM ETERNA (HEBREUS 7:23).
d.      AINDA DURANTE A VIGÊNCIA DA LEI, HOUVE A PREVISÃO DE UM SACERDÓCIO PERPÉTUO, NÃO SEGUNDO A ORDEM ARAÔNICA, PREVISTA NA LEI, MAS SEGUNDO UMA ORDEM ANTERIOR A LEI, A ORDEM DE MELQUISEDEQUE (SALMO 110:4).
e.      A EXISTÊNCIA DA PROMESSA DE UMA NOVA ALIANÇA, EM SUBSTITUIÇÃO À ALIANÇA CELEBRADA ATRAVÉS DE MOISÉS (JEREMIAS 31:31 – 34).
A PERFEIÇÃO DO SUMO SACERDÓCIO DE CRISTO
DA MESMA MANEIRA, PODEMOS OBSERVAR AS DEMONSTRAÇÕES DO TEXTO BÍBLICO
ACERCA DA PERFEIÇÃO DA OBRA DE CRISTO:
a.      O MINISTÉRIO TERRENO DE CRISTO, DESDE SEU NASCIMENTO ATÉ SUA RESSURREIÇÃO, CUMPRE A VONTADE DE DEUS (HEBREUS 10:8 – 10; SALMO 40:6 – 8; LUCAS 22:42; JOÃO 6:28, 29, 38 – 40).
b.      ESTABELECE UMA NOVA E MELHOR ALIANÇA, BASEADA EM PROMESSAS SUPERIORES (HEBREUS 8:6 – 12; JEREMIAS 31:31 – 34).
c.       CRISTO OFERECEU UM SACRIFÍCIO PERFEITO, PORTANTO, ETERNO (HEBREUS 9:13, 14).
d.      SENDO INTERMEDIÁRIO DE UMA ALIANÇA SUPERIOR, E OFERECENDO UM SACRIFÍCIO PERFEITO, CRISTO VENCE A MORTE E TORNA-SE UM SUMO SACERDOTE PERPÉTUO.
E O SACRIFÍCIO DOS QUE CREEM EM CRISTO SE MANIFESTA ATRAVÉS DO LOUVOR E GRATIDÃO A DEUS, SEMPRE POR MEIO DA PESSOA DE CRISTO, E NA PRÁTICA DA BENEFICIÊNCIA COM O PRÓXIMO (HEBREUS 13:15, 16; ISAÍAS 58:1 – 7).
A LIGAÇÃO APRESENTADA PELO AUTOR AOS HEBREUS ENTRE O SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE E O SUMO SACERDÓCIO DE CRISTO
EM HEBREUS 7:13 - 22, O AUTOR RESSALTA QUE CRISTO NÃO PERTENCIA A UMA LINHAGEM DE SACERDOTES DE ACORDO COM A ALIANÇA DA LEI (ERA DESCENDENTE DE JUDÁ, E NÃO DE LEVI); QUE ELE SE TORNOU SACERDOTE NÃO POR REGRAS DE LINHAGEM, “MAS SEGUNDO O PODER DE UMA VIDA INDESTRUTÍVEL”; E QUE SEU SACERDÓCIO ETERNO LHE FOI DADO EM JURAMENTO PELO PRÓPRIO DEUS.
MAS, AINDA ANTERIORMENTE, O AUTOR COMPARA ARÃO E CRISTO, MOSTRANDO A SUPERIORIDADE DO MINISTÉRIO DESTE ÚLTIMO, APONTANDO PARA A FIGURA DE MELQUISEDEQUE (HEBREUS 5:1 – 10); EM SEU MINISTÉRIO, JESUS OFERECEU ORAÇÕES E SÚPLICAS; SEU SOFRIMENTO O LEVOU A OBEDIÊNCIA, ISTO É, TOMAR PARA SI A VONTADE DE DEUS; E TENDO OBEDECIDO ATÉ O FIM, OU SEJA, CUMPRINDO TODA A VONTADE DE DEUS, “TORNOU-SE FONTE DE ETERNA SALVAÇÃO (...) SENDO DESIGNADO POR DEUS SUMO SACERDOTE, SEGUNDO A ORDEM DE MELQUISEDEQUE”.
A BÍBLIA NÃO NOS DÁ MUITAS INFORMAÇÕES SOBRE A PESSOA DE MELQUISEDEQUE; MAS PODEMOS ENCONTRAR TRÊS ASPECTOS DE SEU SACERDÓCIO USADOS PELO AUTOR AOS HEBREUS PARA COMPARÁ-LO A CRISTO:
a.      ERA SACERDOTE DO DEUS ALTÍSSIMO (GÊNESIS 14:18; HEBREUS 7:1).
b.      NÃO SE FALA DE NENHUMA LINHAGEM SACERDOTAL A QUAL MELQUISEDEQUE PERTENCESSE (HEBREUS 7:3, 16).
c.       NÃO SE FALA DE NENHUMA SUCESSÃO SACERDOTAL DEPOIS DE MELQUISEDEQUE (HEBREUS 7:3; 23,24).
ASSIM, O SACERDÓCIO DE CRISTO SER SEGUNDO A ORDEM DE MELQUISEDEQUE BASEIA-SE NO FATO DE SER UM SACERDÓCIO QUE NÃO APRESENTAVA UMA ORIGEM BASEADA EM LINHAGEM, POIS CRISTO TORNOU-SE UM SUMO SACERDOTE ETERNO, SEGUNDO O DESÍGNIO DO PRÓPRIO DEUS.

Clique no link abaixo e veja o lançamento do livro "A FÉ CRISTÃ - SUA HISTÓRIA E SEUS ENSINOS"

https://www.clubedeautores.com.br/book/181552--A_FE_CRISTA?topic=teologia#.V9g4Yh4rLIU

Acesse o link e assista ao vídeo "O pecado te ameaça à porta 2".

https://www.youtube.com/watch?v=9UTr0MVZbpQ
BIBLIOGRAFIA DESTE ESTUDO
ELWELL, Walter A. “Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã” – Tradução de Gordon Chown - Ed. Vida Nova – 1ª edição, reimpressão em 1 volume, 2009 – volume 3, pg. 327 – 330
GUTHRIE, Donald “Hebreus – introdução e comentário” - Tradução de Gordon Chown - Ed. Vida Nova – 1ª edição, 1984; reimpressão, 2011 – páginas 113 – 128; 141 - 156


Nenhum comentário:

Postar um comentário