UBE Blogs

UBE Blogs

domingo, 25 de agosto de 2013

A Doutrina da Igreja


por:
José Augusto de Oliveira Maia

O texto abaixo foi produzido como estudo bíblico sobre a Doutrina da Igreja, em 25/08/2013, na Escola Bíblica Dominical da Igreja Batista da Lapa.


INTRODUÇÃO
O propósito deste texto é apresentar a doutrina bíblica sobre a Igreja, em dois aspectos: a Igreja como Corpo de Cristo, e a Igreja como comunidade local de cristãos. A versão básica adotada do texto bíblico será a Nova Versão Internacional (NVI).



1.)  A Igreja como Corpo de Cristo


O uso do termo “corpo” como figura da Igreja – “Corpo de Cristo” – completa a figura de Cristo como “cabeça”; um organismo, como por exemplo, o organismo humano, é formado por uma cabeça, onde está o centro de vida, controle e comando do corpo, e pelos membros, que unidos entre si, e ligados à cabeça, formam o corpo.


Cristo é o Cabeça da Igreja (Efésios 1:22, 23), e esta, como Seu corpo, Lhe deve obediência.

A obediência a Cristo é a primeira característica da Igreja; assim como não é normal um corpo saudável não obedecer aos comandos de sua cabeça, assim a verdadeira Igreja de Cristo, genuinamente formada por aqueles que nasceram de novo (João 3:3), é obediente a Cristo; seus membros, individualmente, guardam esta obediência (João 15:14).
A Igreja Corpo de Cristo distingue-se da Igreja comunidade local de cristãos por sua eternidade; enquanto a primeira é eterna, a segunda é passageira.


2.)  A Igreja como comunidade local de cristãos


Aquela pessoa que é salva, que passou pela experiência de conversão a Cristo, novamente nascida como filho de Deus, une-se a outras pessoas também regeneradas, formando uma comunidade local de cristãos; esta comunidade, a que chamamos de Igreja local, tem por princípio ser a expressão humana do Corpo de Cristo; e assim como os membros do Corpo de Cristo guardam a obediência a Cristo, consequentemente a Igreja local deve ser marcada pela mesma obediência.
Ainda como distinção entre as duas, normalmente a Igreja comunidade local necessita organizar-se de acordo com legislação específica do país onde se encontra, com endereço certo, estatuto registrado em cartório e rol de membros; embora os membros da Igreja Corpo de Cristo devam subordinar-se de forma bíblica às autoridades e leis de seu país, como forma de bom testemunho diante do mundo incrédulo,  não está sujeita a estes constrangimentos; ela não tem endereço, nem placa; seu estatuto é a Bíblia Sagrada, e seu rol de membros, o Livro da Vida.


3.)  As marcas bíblicas do Corpo de Cristo

Efésios 2:19  - 22

Efésios 4:1 – 6

Filipenses 2:1 – 8; 3:12 - 16

Colossenses 3:1 – 15

II Tessalonicenses 2:13

I Pedro 2:4 - 10

Clique no link abaixo e veja o lançamento do livro "A FÉ CRISTÃ - SUA HISTÓRIA E SEUS ENSINOS"

https://www.clubedeautores.com.br/book/181552--A_FE_CRISTA?topic=teologia#.V9g4Yh4rLIU
 

Acesse o link e assista ao vídeo "O pecado te ameaça à porta 2".

https://www.youtube.com/watch?v=9UTr0MVZbpQ


Nenhum comentário:

Postar um comentário